Ménarchives

Por Isabel Prado

Tradução: meu corpo, minhas regras. Sou eu que dito as regras. Créditos: Isabel Prado.
Tradução: a ginecologia ocidental moderna foi criada por homens e desenvolvida sobre os corpos de mulheres negras, escravizadas, indígenas, entre outros corpos considerados abjetos. Créditos: Isabel Prado.

Essas duas fotos compõem o Fanzine “Ménarchives”, que criei em uma oficina junto com um coletivo na França, durante meu período de Doutorado Sanduíche, em novembro de 2024. 

A proposta da publicação surgiu de uma artista resistente do Festival Les Menstrueuses, que acontece anualmente desde 2019 na cidade de Poitiers. A artista questiona o tema da menstruação e propõe um olhar sensível sobre ela, convidando as participantes a criarem artisticamente a partir de histórias sobre menarca (a primeira menstruação), passando pela ficção e abordando questões de gênero, sexualidade, corpo, entre outros temas que tocam as participantes da oficina. O zine original completo compõe o acervo da Fanzinoteca de Poitiers/França. 

Festival Les Menstrueuses (https://lesmenstrueuses.org/

Fanzinothèque (https://www.fanzino.org/).

Isabel Prado: Doutoranda em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira / FIOCRUZ-RJ. Mestra em Saúde Coletiva. Especialista em Ciência, Arte e Cultura na Saúde. Enfermeira e Terapeuta. 

Revista Sangro
Labirinto, Labjor, Unicamp
Junho de 2025