Sangrar imagens: ensaios gráficos sobre menstruação

Por Laura Lino

O que é um corpo que menstrua? Onde começa e onde termina um útero? Como imaginar fluxos que foram por tanto tempo silenciados, medicalizados, domesticados? Estas imagens foram realizadas em aulas de Antropologia e Menstruação. Entre os estudos feministas, as ciências sociais e os saberes que emergem de corpos. Cada desenho é uma pergunta. Ou melhor: um modo de perguntar.

As imagens não são apenas ilustrações, mas modos de pensar e sentir. São rastros de conversas, de leituras, de indignações e descobertas. São ferramentas de luta e de cura. São também apostas na potência de uma prática sensível que reconhece que todo saber passa pelo corpo, e que todo corpo sangra de algum modo.

Laura Lino Mestranda em Divulgação Científica e Cultural no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/UNICAMP), graduada em Enfermagem pela Universidade Anhanguera Educacional de Piracicaba. Especialista em Aleitamento Materno e Cuidados Materno-Infantis pelo Instituto Passo 1. Técnica de Enfermagem concursada no Sistema Único de Saúde (SUS), atuando na Prefeitura Municipal de Piracicaba, no setor de Vigilância Epidemiológica. Participa do “Labirinto – Laboratório de Estudos Sócioantropológicos sobre Tecnologias da Vida”, coordenado pela Profa. Daniela Manica na UNICAMP. Tem interesse nas áreas de saúde pública, aleitamento materno, amamentação e feminismos (Mãe de Luiza, Isabel, João e Inácio).

Revista Sangro
Labirinto, Labjor, Unicamp
Junho de 2025