A menopausa é frequentemente cercada por mitos e expectativas que podem gerar insegurança em muitas mulheres que se aproximam dessa fase. Na imagem “Expectativa e Realidade da Menopausa”, o objetivo é esclarecer essas percepções equivocadas, comparando de forma clara e didática os temores mais comuns com os fatos reais vivenciados durante a perimenopausa (fase que antecede a menopausa) e a própria menopausa. Ao abordar temas como alterações de humor, ganho de peso, fertilidade, osteoporose, mudanças na aparência, entre outros, a ilustração contribui para desmistificar esse processo de forma natural e acolhedora, promovendo uma vivência mais consciente e saudável dessa importante etapa da vida.
Claudia Lima Serpentini é especialista em Comunicação Social, com mais de 20 anos de experiência na produção de conteúdos voltados à divulgação estratégica de iniciativas institucionais, sociais e científicas. É formada pela PUC-Campinas, com MBA em Marketing pela FGV e pós-graduação em Influência Digital pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente, é aluna especial da disciplina Sócio-Antropologia da Ciência e da Tecnologia, no Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo Científico – Unicamp), e coautora do livro “Produção e Circulação do Conhecimento Científico” (Editora Pontes). A obra reúne reflexões dos(as) alunos(as) do curso Jornalismo Científico, também do Labjor-Unicamp, e conta com sua contribuição sobre a distribuição midiática no Brasil e o potencial da divulgação científica nos veículos online.
Helô Gomes é jornalista especializada em Moda, premiada nacionalmente com o livro Cordel de Moda – Arte e Cotidiano na Feira de Caruaru – obra que retrata a criação têxtil e o modus operandi nordestino; por mais de 8 anos cobriu semanas de moda no Brasil e no Mundo (SPFW, Mercedez Benz Fashion Week – NY, Paris Fashion Week, Milan Fashion Week, London Fashion Week, Fashion Rio, Dragão Fashion, Semana de Moda do Maranhão, entre outros), também foi colaboradora de revistas femininas (Vogue, Poder – Joyce Pascowitch, Daslu, Revista Iguatemi entre outras); Cursou Estética e Gestão de Moda na ECA/USP; é pesquisadora científica pelo Departamento de Geografia Humana da USP onde produziu e apresentou trabalhos na área de consumo, ministrando palestras em Con gressos Internacionais em Cuba (EGAL – Cuba), Cracóvia (Latin American Planary – Jagielloñskiego, Polônia), Budapeste (EUGEO – Budapest), Londres (RGSE- England), Moscou (IGU Moscow) e Dublin (IGU-Dublin), pilotou por 9 anos o blog Sanduíche de Algodão com temática voltada para Consultoria de Estilo e História da Moda (chegando a ser entrevistada no programa Encontro, de Fátima Bernardes, para falar sobre moda vintage). É também formada em Personal Styling pela Central St. Martins, de Londres, tem passagem pelo Instituto Humboldt, na Alemanha, ministrou cursos sobre varejo online e offline na Escola SP; ministrou palestras em Universidades no Brasil (SENAC, IED, PUC, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Universidade Federal do Pará, para citar algumas). Atualmente ela é Head de Criativo da marca Coletivo Lírico, triatleta e colabora como copywriter para marcas que desejam expandir e aprofundar sua presença online.
Revista Sangro
Labirinto, Labjor, Unicamp
Junho de 2025