A vida tem seus mistérios, e talvez o corpo que sangra, que pulsa tesão e revolução, que pari, flui leite das tetas, emana cheiros e fluidos, bicho selvagem, que a norma quer coibir e o grito da profundeza oca não deixa encerrar. Talvez e só talvez, essas corpas sejam um dos grandes mistérios que a vida não sabe explicar e a ciência insiste em definir.
A Revista é fruto da disciplina “Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia: Feminismos, Menstruações e Direitos Reprodutivos”, oferecida no primeiro semestre de 2025, para os cursos de pós-graduação em Ciências Sociais e Divulgação Cultural e Científica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Revista Sangro é o transbordamento de encontros… confluindo produções textuais e artísticas de docentes e discentes da disciplina.
Convidamos você a este mergulho! Vamos?
A Revista é fruto da disciplina “Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia: Feminismos, Menstruações e Direitos Reprodutivos”, oferecida no primeiro semestre de 2025, para os cursos de pós-graduação em Ciências Sociais e Divulgação Cultural e Científica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Um curso de internacionalização, em formato híbrido, oferecido pelas professoras Clarissa Reche, Daniela Manica, Janaina Morais, da Unicamp, e por Cecília Rustoyburu, da Universidad Nacional de Mar del Plata.
A menstruação sempre foi uma incógnita masculina cercada pela curiosidade, pelo misticismo, pela iniciação, pelo erotismo…
A menopausa é frequentemente cercada por mitos e expectativas que podem gerar insegurança…
O uso da cannabis na ginecologia e na saúde sexual feminina vem ganhando cada vez mais espaço dentro da comunidade científica…
Me esgota, diariamente, a sobriedade de localizar a doença do mundo em um modo perverso de produzí-lo…
Cuando en junio de 2020 J.K. Rowling reaccionó en twitter a un artículo que contenía la expresión “personas que menstrúan”, desató la polémica…
Este ensaio apresenta uma breve reflexão sobre os modos de menstruar entre as mulheres indígenas do povo Karipuna…
De Tocantins a Goiás, mulheres do Cerrado enfrentam a descredibilização, a marginalização política e a degradação do ambiente…
Apesar de frequentar o interior da Bahia desde criança, conheci o jarê depois de adulta, quando decidi retornar às minhas origens…
Uma conversa com Valdete da Silva, mulher indigena, Mestra do barro, Louceira e anciã Kariri-Xocó…
O sangue na arte perpassa por um longo contexto desde de sua representação até seu uso como material artístico…
Em um reino antigo, onde por séculos reinava a harmonia e a paz com a ajuda de uma entidade antiga chamada Íris…
O objetivo deste ensaio é contribuir com os estudos culturais sobre um grupo de pessoas localizadas…
De sexta para sábado dormíamos na casa de nossa avó. Um quarto com duas camas bem simétricas…
Essas duas fotos compõem o Fanzine “Ménarchives”, que criei em uma oficina junto com um coletivo na França…
Quando falamos de sexualidade feminina, ainda pisamos em um terreno delicado. Apesar de todos os avanços das últimas décadas…
A cortina menstrual é um mecanismo de sensibilização que criei a partir da participação em oficinas de Educação Menstrual …
In vitro é uma expressão em latim que significa “em vidro”, que é utilizada para se referir a experimentos realizados…
Los implantes subdérmicos, conocidos como chip, son un método anticonceptivo de larga duración que presenta una eficacia del 99,5%…
O presente glossário nasce da disciplina “Estudos Sociais da Ciência e Tecnologias: Feminismos, Menstruações e Direitos Reprodutivos”…
O que é um corpo que menstrua? Onde começa e onde termina um útero? Como imaginar fluxos que foram por tanto tempo silenciados…
Diversas são as percepções daquilo que, em nossa cultura, convencionou-se chamar de menstruação. Neste quiz, a Revista Sangro testa seus conhecimento…
Dentro de mim habitam muitos mundos…
Revista Sangro
Labirinto, Labjor, Unicamp
Junho de 2025