SOBRE O LABORATÓRIO

LABIRINTO – Laboratório de Estudos Socioantropológicos sobre Tecnologias da Vida

Labirinto é um laboratório para experimentações etnográficas, socioantropológicas e inter/multi/pós-disciplinares sobre a temática da “vida” em suas diversas e múltiplas acepções, incluindo suas intersecções com as tecnociências contemporâneas. Reúne pesquisadores de diversas áreas de formação, sobretudo ciênciais sociais e comunicação, em torno das diversas linhas e temáticas de pesquisa que o compõem: corpo, hormônios e técnicas do corpo; cultura científica e sociedade; informação, comunicação, tecnologia e sociedade; modos de conhecimento e suas expressões; divulgação científica em podcast sobre Antropologia no Brasil.

Coordenadora

Daniela Tonelli Manica

 

Linhas de Pesquisa

 

Corpo, hormônios e técnicas do corpo

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Essa linha de pesquisa tem como objetivo pensar diferentes agenciamentos de fluidos e substâncias corporais, como os hormônios sexuais e o sangue menstrual. Seu universo empírico engloba pesquisas socioantropológicas sobre: hormônios sintéticos e suas tecnologias, inclusive contraceptivas; técnicas corporais que envolvem o corpo e fluidos corporais (com enfoque privilegiado sobre seus aspectos reprodutivos, como parto/placenta, amamentação/leite, sêmen, embriões, mas sobretudo o sangue menstrual), a utilização de fluidos e substâncias corporais em pesquisas científicas, manifestações artísticas e práticas religiosas.

 

 

Cultura Científica e Sociedade

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Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural, essa linha de pesquisa reúne estudos sobre os fenômenos contemporâneos ligados à cultura em geral e à cultura científica em particular, propondo análises sobre a divulgação de manifestações culturais e no jornalismo científico que contribuam para a compreensão, entendimento e explicação da dinâmica das relações entre culturas, ciências, tecnologias, inovação e sociedade.

Abarca, desse modo, análises sobre a produção e circulação das ciências em instituições de ensino e pesquisa, revistas, jornais, museus, sites institucionais, blogs, feiras de ciências, observando a relação e o diálogo entre mídia e educação, bem como no ensino das ciências e na formação de professores. Objetiva mapear e analisar discursos, representações e significações e seus impactos culturais, sociais e políticos. Propõe, também, a produção e desenvolvimento de conteúdos jornalísticos e de divulgação das ciências nos mais diversos veículos e suportes, não apenas como meios de comunicação, mas como espaços de experimentação da escrita, do pensamento e da formação crítica e cidadã no processo educativo do uso das mídias na educação formal e não formal.

 

 

Modos de Conhecimento e suas Expressões

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Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, essa linha de pesquisa tem como objetivo a invenção teórica e a experimentação metodológica, promovendo pesquisas não disciplinares com práticas e experiências que compõem diferentes modos de conhecimento; procedimentos, técnicas, linguagens e materiais envolvidos em seus modos de expressão ou, em sentido amplo, suas grafias. O Labirinto desenvolve principalmente o eixo temático vinculado aos estudos socioantropológicos sobre as (tecno)ciências, incorporando pesquisas que tenham como enfoque os agenciamentos entre as ciências contemporâneas, suas áreas e temáticas diversas (tecnologias, comunicação, corpo, saúde, ambiente). Problematiza os paradigmas de desenvolvimento e inovação tecnológica no contexto do capitalismo, bem como as práticas sociais diversas que (re)produzem desigualdades sociais em articulação com o Estado e o mercado. As proposições teóricas e políticas se inspiram em práticas de produção de um conhecimento situado e comprometido com a descolonização do pensamento e das formas de agir e existir no mundo.

 

 

Percepção Pública da Ciência e Tecnologia

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Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural, essa linha de pesquisa compreende estudos sobre a relação do público com as ciências e as tecnologias, tomando como ponto de partida a imagem da ciência desenvolvida pela sociologia do conhecimento. Considera os conteúdos formais de conhecimento científico, os métodos e processos da ciência, suas formas de institucionalização e controle, incluindo os processos comunicacionais que tratam de ciência, tecnologia e inovação. Envolve investigação sobre a noção de público, a presença de ciência e tecnologia na mídia, construção e análise de indicadores e projetos que evidenciem a percepção das ciências e das tecnologias pela sociedade como um todo, públicos específicos ou mesmo as experiências individuais do público com as ciências. Os estudos são realizados por meio de metodologias específicas, incluindo, por exemplo, pesquisas de opinião e percepção, tanto qualitativas, como quantitativas. Os resultados constituem elementos importantes para a formulação de estratégias de comunicação e de divulgação científica e de políticas de ciência e tecnologia e de educação, tendo em vista possibilidades efetivas de democratização de conhecimentos, processos e produtos e de participação pública nos sistemas de C&T. Investe, desse modo, na avaliação crítica das políticas de C&T nacionais e internacionais. As atividades desta linha de pesquisa estão vinculadas ao Podcast Mundaréu.