QUEM SOMOS

Daniela Tonelli Manica

Pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), da Unicamp. Professora do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (IEL, Unicamp) e do Programa de Doutorado em Ciências Sociais (IFCH, Unicamp). Possui graduação em Ciências Sociais (2001), mestrado (2003) e doutorado (2009) em Antropologia Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH, Unicamp). Pesquisa temáticas relacionadas a corpo, gênero e tecnociências. Coordena o Labirinto, Laboratório de estudos socioantropológicos sobre tecnologias da vida, e é coprodutora do podcast Mundaréu, dedicado à divulgação científica de Antropologia.

Email: dtmanica@unicamp.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3317043883273343

 

Adriana Silvestrini

Pesquisadora, jornalista e filósofa. Mestra em Divulgação Científica e Cultural no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/IEL/Unicamp). Tema da dissertação defendida: “Presidentas Dilma Rousseff e Cristina Kirchner: enquadramento de gênero e política nas imagens e manchetes nas capas dos jornais Folha de S. Paulo e Clarín”. Pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP). Graduação em Comunicação Social com habilitações em Jornalismo e Rádio e TV pela Universidade São Judas Tadeu (USJT/SP). Licenciada em Filosofia pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul/SP).Tem interesse em temáticas como gênero, política, mídia, estudos filosóficos e socioantropológicos. Além deste Labirinto, participa também do Grupo de Pesquisa em Gênero e História (Grupeg/USP).

Email: dri.silvestrini@gmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1441218190924819

 

Beatriz Klimeck

Antropóloga e mestranda em Divulgação Científica pelo Labjor/Unicamp, mestre e doutoranda em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ. Divulgadora científica no projeto “Qual Máscara?”. Pesquisa a relação entre autoridade científica e as novas dinâmicas das redes sociais.

Email: klimeckbeatriz@gmail.com
Twitter: twitter.com/biaklimeck
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4918862095613545

 

Brunno Souza Toledo Pereira 

Mestrando no Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – Diversitas – da Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve pesquisa relacionada à Psicanálise e violência de Estado. Realizou sua graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo os temas de suas pesquisas científicas relacionados aos estudos de gênero e ciência. Integra, como aprimorando, a Rede para Escutas Marginais (REM), desenvolvendo um conjunto de atividades formativas, de enfoque teórico-prático, para o enfrentamento dos efeitos psicossociais da violência estrutural do Estado. Integra, na UNICAMP, o grupo de pesquisa Psicanálise, Política e Significante (PsiPoliS) e o Laboratório de estudos socioantropológicos sobre tecnologias da vida. Integra, também, o Núcleo de pesquisas em clínicas públicas de psicanálise, vinculado ao Instituto Gerar. Além disso, atua junto ao coletivo Estação Psicanálise, na cidade de Campinas.

Email: souzabrunno8@gmail.com 
Instagram:@souzbrun
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2707453919191503

Camila Montagner

Graduada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestre pelo programa de pós-graduação em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/Unicamp). Doutoranda em Ciências Sociais (Unicamp) e membro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits).

 

 

Carolina Carettin

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) com foco em fotojornalismo e gênero. É mestra pelo programa de Divulgação Científica e Cultural do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp), foi bolsista facilitadora na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e colaboradora do site Lado M.

Email: carol.carettin@hotmail.com
Instagram: @carolcarettin
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6237984987686140

 

Clarissa Reche

Artista, educadora e pesquisadora, desenvolvendo trabalhos que experimentam as interfaces entre corpo e tecnologia. Dialóga com críticas feministas da ciência e tecnologia, principalmente nos campos da antropologia e filosofia. É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Unicamp, desenvolvendo uma pesquisa sobre menstruação, trabalho de campo e produção de conhecimento. É mestre em Culturas e Identidades Brasileiras (IEB/USP) com uma pesquisa em conjunto com biohackers sobre criatividade e alegria na formação de jovens cientistas. Bacharel em Design Industrial (Mackenzie/ProUni), e Ciências Sociais (FFLCH/USP). Possui longa experiência junto a ONGs e centros culturais desenvolvendo oficinas de ciência, arte, tecnologia e criatividade para crianças e jovens. Faz parte do Coletivo Sanga de educadores, membro do Laboratório de Estudos Pós-Disciplinares (Lapode/USP), do Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem (LA’GRIMA/Unicamp) e do Laboratório de Estudos Socioantropológicos sobre Tecnologias da Vida (Labirinto/Unicamp). Confira alguns trabalhos aqui.

Email: clari.reche@gmail.com
Site:http://clarissareche.com/
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9415396641036197

 

Cristiana Gonzalez

É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-IFCH/Unicamp). Fez graduação em relações internacionais e mestrado em sociologia na Universidade de São Paulo (USP). Integrou o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (GPOPAI/USP) e foi pesquisadora do CTS/FVG-Rio. Atualmente pesquisa dinheiro digital, criptografia e anonimato, Internet das Coisas e infraestruturas digitais, com especial interesse no estudos sociais de ciência e tecnologia (ESCT) e ficção científica.

 

Fernando Camargo

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, bolsista CNPQ, com pesquisa na área de antropologia da imagem e estudos sobre a vida, ciência e tecnologia. É mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), foi bolsista CAPES, com projeto que abrange questões relacionadas a Antropologia Urbana e Visual. Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC e Graduado em Ciências Sociais pela PUC de Campinas, foi bolsista de Iniciação Científica, com projeto que abrange questões relacionada as políticas públicas de transferência de renda. Participa do “Visurb – Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas” coordenado pela Profa. Andréa Barbosa na UNIFESP e do “Labirinto – Laboratório de Estudos Sócioantropológicos Sobre Tecnologias da Vida”, coordenado pela Profa. Daniela Tonelli Manica na UNICAMP. Realizou e coordenou projetos de pesquisa, para o Terceiro Setor, nas áreas de educação, cultura e proteção social. Atua como consultor de pesquisas relacionadas à experimentação com imagens, tecnologias da vida e análise de políticas públicas.

Email: camargo.fmc@gmail.com
Instagram: @camargofmc
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5491175823014442

 

Flora Villas Carvalho

Graduade em Antropologia e graduande de Arqueologia, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais, e Mestrande em Divulgação Científica e Cultural no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp). Produtore de conteúdo para o canal de divulgação científica “Barbie Arqueóloga”. Tem interesse em temáticas como gênero, sexualidade, maternidade, métodos conceptivos, redes sociais e internet. Atualmente pesquisa maternidade lésbica e sapatona seus usos e relações com os grupos de Facebook sobre inseminação caseira.

Email: floravillascf@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9151772508155518

 

Jacqueline Medeiros

Graduada em Comunicação Social – Rádio TV e Multimídia, e atualmente mestranda em Divulgação Científica e Cultural no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp). Sua pesquisa atual busca entender a atuação das jornalistas e mulheres negras no telejornalismo brasileiro através de suas trajetórias. Tem interesse nas temáticas de gênero, corpo, feminismo e biografia; relações étnico-raciais e jornalismo.
Email: jacquecamposfotografia@gmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6178368939784432

 

Kris Oliveira

Doutorando em Ciências Sociais no IFCH/Unicamp, com projeto de pesquisa dedicado a pensar as práticas médico-científicas que bucam a cura da infecção pelo HIV. Mestre em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela FCA/Unicamp. Graduado em Ciências Sociais – Antropologia, com Bacharelado e Licenciatura, pelo IFCH/Unicamp. Graduado em Administração pela Universidade Mackenzie. Integra o grupo de pesquisadores do LABIRINTO – Laboratório de Estudos Socioantropológicos sobre Tecnologias da Vida e do LA’GRIMA – Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem, ambos da Unicamp. Atua nas áreas de Ciências Sociais e Administração, principalmente nos seguintes temas: modos de conhecimento e suas expressões; ciência e tecnologia; experiências e trajetórias; corpo, gênero e sexualidade.

Email: kris.h.oliveira@gmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6174445487835848

 

 

Marina Bohnenberger

Mestranda em Antropologia Social no PPGAS/USP e bacharela em Ciências Sociais pela FFLCH/USP. Pesquisa as conexões entre feminismo e ecologia, epistemologias feministas e ecológicas, capitalismo e catástrofe ambiental. Tem interesse em antropologia da modernidade, humanidades ambientais, gênero, feminismos e tecnociências. Tem experiência na área de políticas públicas em Direitos Humanos, segurança pública e organizações da sociedade civil.

Email: marina.boh@gmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2368506834112513

 

 

Michelle Perez Dos Santos

Graduanda de ciências sociais pela Unicamp. Participante do Labirinto-labjor. Tem interesse nas áreas de negritude, menstruação, gênero e sexualidade.

Email: m246849@dac.unicamp.br

 

Naedja Vieira

Doutoranda no programa de pós-graduação em Ciências Sociais/IFCH/Unicamp e possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela UERN/RN. Atualmente dedica-se a pesquisar menarca e menstruação em adolescentes urbanizadas. É membro da Coletiva Vazantes de pesquisas sobre menstruação, e do Labirinto/Unicamp – @labirinto.labjor

 

 

Participantes Egressos

 

Camila Pissolito

É jornalista. Mestra em Divulgação Científica e Cultural e especialista em jornalismo científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp). Tem interesse nas áreas de gênero e antropologia da ciência e da tecnologia.

Email: cpissolito@gmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8305425418228675

 

Mateus Vicente

Graduando em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia, pela Unicamp. Atualmente desenvolve pesquisa de iniciação científica na área de Antropologia da Ciência e da Tecnologia, estudando os temas da tecnociência, inteligência artificial e etnografia de laboratório.

Email: mateusvicente97@gmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5444691942917119

 

Milena Cristina Peres

É técnica em Publicidade e Propaganda, jornalista pela Universidade do Vale do Paraíba e mestra em Divulgação Científica e Cultural no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp). Tem interesse nas áreas de corpo, gênero e tecnologia e suas relações.