Dê o play no Mundaréu na Argentina!

Hoje, nessa terça-feira dia 09 de abril, a série Mundaréu na Argentina está sendo lançada. Essa série é uma produção do Podcast Mundaréu, que é produzido pela professora Daniela Manica, coordenadora do Labirinto, e da professora Soraya Fleischer, sendo uma parceria entre a Unicamp e a UnB. Outras pesquisadoras daqui do Labirinto integram a equipe do podcast, como eu, a Irene e a Clarissa.
Tendo a comunicação científica como abordagem politicamente situada e buscando comunicação pública da Antropologia, o Mundaréu foi criado em 2019. Temos explorado o podcast como ferramenta para tornar pesquisa algo social, ética e politicamente informada, produzindo e comunicando conhecimento situado.
Comunicar ciência é essencial para criação de novos mundos, onde poderá existir um diálogo aberto ao conhecimento e a pesquisa que acontece dentro e fora da universidade. E que essa comunicação seja produzida, alcançada e beneficie coletivos mais amplos, inclusivos e diversificados.
O Mundaréu já conta com quatro temporadas e tem o lançamento da quinta temporada previsto para o meio deste ano. A quarta temporada teve como foco mapear pesquisas de ciência e tecnologia a partir de antropologias feministas, antirracistas, interseccionais e decoloniais, que também é o foco da próxima temporada a ser lançada. Além das temporadas regulares, produzimos séries temáticas, como o Mundaréu na Argentina.
Nessa série, vamos te levar para conhecer a antropologia feminista no país vizinho. Toda terça-feira de abril, um novo episódio estará disponível em nosso site e no seu tocador favorito. Nos quatro episódios, vamos passar por conquistas feministas, diálogos entre ativismo e academia científica e desafios das pesquisadoras com o governo atual. Você já pode ouvir o trailer da série aqui.
No episódio de hoje, você vai conhecer a antropóloga Mónica Tarducci, professora da Universidad de Buenos Aires e parte da Colectiva de Antropólogas Feministas, uma iniciativa que mobiliza as articulações entre as pautas feministas e a antropologia acadêmica. Vamos te contar a história pessoal dessa pesquisadora junto da história da Antropologia e do feminismo argentino. Para Mónica Tarducci, a convidada desse primeiro episódio, o mais importante é o trânsito entre a militância na rua e na universidade, e como esses dois espaços alimentam o outro sempre.
Dê o play no primeiro episódio no Mundaréu na Argentina! E não se esqueça, toda terça-feira desse mês de abril, você pode escutar um novo episódio!

Legenda da imagem: Daniela Manica e Soraya Fleischer na Argentina durante as gravações da série do Mundaréu. Créditos: foto tirada por Clarissa Reche.