SOBRE O PROJETO

Comoo podem os saberes antropológicos produzidos em contexto acadêmico colaborar com avanços sociais sobre dignidade menstrual, em especial junto a jovens? É com o objetivo de investigar esta questão que desde setembro de 2022 estamos desenvolvendo o projeto “Menstruação e Antropologia: Multiplicando possibilidades para alcançar dignidade”. Em parceria com o Projeto “Olhos no Futuro: Futuro – a sustentabilidade como promotora do trabalho decente e da infância e juventude”, Programa de Extensão Comunitária vinculado ao Campus Sustentável, da Unicamp, estamos realizando uma pesquisa qualitativa com a temática de dignidade menstrual. Trata-se de uma pesquisa de cunho prático que tem como resultado um experimento em divulgação científica e cultural (filme, podcast, website, livro, etc), sendo a produção de tal material realizada em conjunto com educandas e educandos da Escola Estadual Dr. Telêmaco Paioli Melges e as bolsistas selecionadas para o PIBIC-EM.

FICHAMENTOS ARTÍSTICOS: UM EXPERIMENTO DE APROXIMAÇÃO COM A MENSTRUAÇÃO COMO TEMA DE PESQUISA

Como parte do projeto, realizamos no ano de 2022 um trabalho de aproximação e leitura crítica de trabalhos acadêmicos que tivessem como tema central a menstruação, e cujos métodos de pesquisa fossem próximos à Antropologia. Como resultado deste primeiro movimento, as bolsistas PIBIC-EM realizaram em conjunto com fichamentos tradicionais o que chamamos de “fichamento artístico”, isso é, uma experiência de tradução dos textos estudados para outras grafias. A escolha desta estratégia vai de encontro com métodos utilizados na Antropologia Visual e tem como objetivo uma aproximação mais profunda e livre com o tema, promovendo canais para comunicação que ajudem a falar sobre questões socialmente problemáticas como a menstruação.

Confira abaixo os resultados deste experimento

CONHEÇA AS BOLSISTAS PIBIC-EM

Luna Beatriz

Tenho 17 anos, nasci em Brasília sou sagitariana e amo criar. Sou completamente apaixonada por arte de todas as formas, seja cantando, escrevendo, desenhando, pintando, produzindo, dançando ou atuando. Sou literalmente faminta por coisas que envolvam o intelecto, gosto de aprender, conversar e conhecer coisas novas.

Rayssa Baptista Parros

Sou estudante e faço parte do projeto menstruação e antropologia o qual estou adorando e me identificando bastante. Estou no 2 ano do ensino médio minha matéria favorita é biologia e história e meus hobbies são ouvir músicas, estar com minha família e amigos, estudar e fazer academia e meu maior sonho é me formar e viajar o mundo

Thaís Bezerra Novais

Cursando o 3° ano do Ensino Médio, participante do PIBIC – EM na pesquisa “Antropologia e Menstruação: Multiplicando possibilidades para alcançar dignidade”. Se interessa pelo estudo na área de Ciências sociais e humanas, e em seu tempo livre gosta de ler, ouvir música e escrever poemas.

EQUIPE

Coordenadora: Professora Doutora Daniela Tonelli Manica
Monitoras: Clarissa Reche Nunes da Costa, Naedja Cristiane Vieira Costa
Colaboradoras: Michelle Peres dos Santos (BAS/SAE), Kaynara Tawka (BAS/SAE), Barbara Valadão da Cruz (BAS/SAE), Rosangela da Silva (Nudecri), Danúsia Arantes (Programa Olhos no Futuro).