Atlas-biografia do rio Piracicaba

Realizo pesquisa com o rio Piracicaba, desde 2011, quando na graduação pesquisei a Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba, festa essa que acontece no rio Piracicaba. Posteriormente, em um curso de especialização, dediquei minha pesquisa na análise de um projeto de requalificação da orla da Rua do Porto, rua localizada nas margens do rio Piracicaba. Já no mestrado fiz minha pesquisa junto aos pescadores do rio Piracicaba, estes que ocupam suas margens como figuras fantasmagóricas, sujeitos-fantasmas que sobrevivem, nos barrancos do rio, construindo diferentes concepções desse lugar.
Minha pesquisa de doutorado foi intitulada “Vida, escrita e transbordamentos: biografia e etnografias do rio Piracicaba/SP”. O objetivo foi compor uma biografia com o rio Piracicaba. A vida do rio, bem como, suas grafias serviram de “fio condutor” para estabelecer relações com instituições, políticas, mundos e visões de mundo. A forma de construção e apresentação das imagens na pesquisa são expressões da e na vida desse rio, e foram fundamentais para fazer esse estudo transbordar da denúncia, de um mundo que se encontra danificado, para a composição de novos mundos com esse mundo.
A intenção biográfica, que reuniu diferentes materiais de minhas pesquisas etnográficas com o rio Piracicaba, proporcionou o desenvolvimento de uma biografia em forma de atlas, transbordado em quatro constelações que sugerem ao leitor estabelecer relações com esse rio. A tese explora 14 eixos em torno do rio Piracicaba que foram organizados em verbetes. A cada um deles foi associada pelo menos uma imagem que permite outras relações. A imagem foi produzida com sobreposições de técnicas de fotografia, desenhos e outros materiais coletados no percurso etnográfico. Quatro constelações de imagens compõem o trabalho propondo relações entre histórias e acontecimentos. O trabalho com o material etnográfico foi realizado manualmente, num processo artesanal que envolveu cortar, selecionar e reorganizar imagens, textos e outros materiais. Posteriormente, a partir de um protótipo físico, esse material foi disponibilizado em um site interativo.
O principal resultado da tese é a criação do Atlas-biografia do rio Piracicaba, disponibilizado em: www.biografiariopiracicaba.com.br. É uma perspectiva de olhar, fazer ver, conhecer e se relacionar com a vida de um rio promovendo re-existências. É uma experiência de “ver” e “experimentar” visualmente a vida do rio Piracicaba para saber algo (que podem ser histórias, mas também podem ser outras coisas). Proponho um movimento de afetar, recolocar em relação e de permitir a imaginação de mundos possíveis com o rio. É nesse movimento que a vida do rio e de todos os seus companheiros flui re-existindo e revelando suas inúmeras possibilidades de existência. Espero que a experiência de mergulho no Atlas-biografia do rio Piracicaba provoque novas relações, como numa jornada sentimental.

Legenda da imagem: Esboço site biografia rio Piracicaba. Créditos da imagem: Laura Lino e Fernando Camargo.

Leave A Comment