PIBIC-EM – Menstruação e Antropologia – multiplicando possibilidades para alcançar a dignidade participam do XXXI Congresso de Iniciação Científica da Unicamp.

No dia 26/10/23, nossas alunas do PIBIC-EM – Menstruação e Antropologia – multiplicando possibilidades para alcançar a dignidade participaram do XXXI Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Esse projeto aconteceu ao longo do último ano – setembro/22 a setembro/23 – e encerrou com a brilhante apresentação das bolsistas em suas jornadas para a iniciação científica. Nosso propósito estava em investigar possibilidades de alcançar a dignidade menstrual, a partir de diálogos pautados pela antropologia, com estudantes do ensino médio e fundamental de escolas da rede pública de Campinas/SP. Também buscamos maneiras de ressignificar o olhar e a relação complexa e difícil com as diferentes menstruações.
Participaram do nosso projeto três estudantes do ensino médio de três escolas diferentes e 20 estudantes do oitavo e nono ano da Escola Estadual Telêmaco Paioli Melgues.
Na Antropologia, temos a preocupação de inserirmos nossos corpos no campo e senti-lo. Para nossa felicidade fomos agraciadas, também com o nosso aprendizado coletivo e pessoal sobre menstruações nas nossas relações de trabalho. Portanto, esse projeto além de nos possibilitar conhecer as menstruações de meninas e adolescentes, em situação de vulnerabilidade econômica e emocional, também nos ajudou a repensar nossas compreensões sobre menstruação e trabalho.
Tivemos assim um ano de trabalho riquíssimo em produção acadêmica, mas principalmente sobre relações de cuidado, afeto e respeito às diferentes necessidades menstruais que cada participante do projeto apresentou. Buscamos respeitar a sensibilidade material e emocional de todas, como forma de reaprendermos sobre menstruações, e quem sabe podermos criar oportunidades de ação e transformação em ambientes para que meninas, mulheres e pessoas que menstruam possam menstruar com dignidade e sem constrangimentos.

Participaram do projeto: Daniela Manica – professora coordenadora; Danusia Arantes – coordenadora do Projeto Olhos no Futuro e intermediadora da Escola Telemaco; Clarissa Reche e Naedja Vieira – monitoras; as bolsistas BAS-SAE Michelle Peres dos Santos, Kaynara Tawka e Barbara Valadão e as estudantes Luna Beatriz, Rayssa Parros e Thais Novais.

Conheça mais sobre o projeto aqui: https://www.labirinto.labjor.unicamp.br/menstruacao-e-antropologia-multiplicando-possibilidades-para-alcancar-dignidade/

Legenda da imagem: Imagens do XXXI Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp. Créditos da imagem: Naedja Vieira.