Entrevistando Ana Arnt: “A Divulgação Científica como um braço da ciência”

Nesse primeiro período de 2024, eu estou realizando estágio de docência com a professora Ana de Medeiros Arnt. Ela é bióloga, formada em licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutora em educação pela mesma. Desde 2016, é professora aqui da Unicamp. Eu decidi entrevistá-la e trazer um pouco da visão dela sobre divulgação científica.

Comecei questionando sobre a disciplina na qual eu faço parte, que pertence a um conjunto chamado temas transversais e que é uma política pública. Perguntei sobre o que ela achava de dar aula em uma disciplina que foi criada por uma.“Eu acho que a ciência é uma política pública”, foi assim que ela começou a me responder, afirmando como não existe ciência sem política pública, nem sem financiamento público.

Perseguindo a relação entre ciência e política pública, conversamos se a gente governa com dados científicos e isso ela me disse que depende.  Se pensarmos na questão ambiental, “não, nós não estamos”. Com o exemplo das enxurradas no Acre esse ano com cidades completamente submersas, ela reforçou: “isso não é um desastre ambiental, isso é negligência. Nós temos indicadores e dados para combater que as pessoas não fiquem nessa situação, a gente não está governando com eles.”

Frente a isso, “a gente  não tem tido força para efetivamente criar políticas de gestão mais eficientes e socialmente justas”. Justamente falando sobre a mobilização da ciência, Ana disse: “a divulgação científica é como um braço da ciência”. Para a professora Ana Arnt, o debate sobre divulgação científica surge com cientistas preocupados com questões sociais. “A divulgação científica se firma e se coloca como politica e socialmente engajada, como um ponto de interlocução, que vincula as pessoas ao conhecimento científico”. Ela deu como exemplo a criação da revista Ciência Hoje, que surge na década de 80, ainda no período da ditadura militar, como um “exercício de enfrentamento”. Inclusive, a Ciência Hoje foi objeto de análise da Ana durante seu doutorado.

Nessa mesma época, ela abriu seu primeiro blog de ciência. Segundo ela, estudantes de pós-graduação têm uma demanda muito grande de produção e leitura, o que a motivou escrever: “não queria que esses textos ficassem só pra mim”. Ela manteve esse blog até vir para Unicamp e, chegando aqui, integrou os Blogs de Ciência da Unicamp. Uma rede de mais de 150 blogs de ciência, da qual Ana Arnt é coordenadora desde 2018.

Durante a pandemia, Ana pontua um novo movimento da divulgação científica, voltada em torno de como as pessoas precisam ter acesso à produção de conhecimento para viverem mais seguras e tomar decisões a partir dele. O Blogs Unicamp fez uma força-tarefa em torno da pandemia, chamada Especial COVID-19. Por aqui, estou animada em continuar acompanhando os  trabalhos da professora Ana Arnt e os conteúdos do Blogs, convidamos você a conhecer!

Legenda da imagem: Foto da professora Ana Arnt. Créditos: Enviado por Ana Arnt.