Boletim de Notícias De dezembro de 2023 a abril de 2024 – Acontecendo no Labirinto

Esta é a quinta edição do Boletim de Notícias – Acontecendo no Labirinto. Ele tem por objetivo compilar e compartilhar as atividades coletivas e individuais das e dos integrantes do Laboratório de Estudos Socioantropológicos sobre Tecnologias da Vida – Labirinto, que está conectado ao Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo), no Nudecri/Unicamp (Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade/Universidade Estadual de Campinas).

Reuniões do Labirinto

Desde sua origem em 2019, o Labirinto realiza reuniões frequentes entre os seus integrantes. Neste primeiro trimestre de 2024, as/os participantes do Labirinto se reuniram mensalmente entre os meses de março e abril. No encontro de março, foram apresentadas as novas integrantes do grupo, Irene do Planalto Chemin, ingressante no mestrado em Divulgação Científica e Cultural e Gabriela Paletta, ingressante no doutorado em Ciências Sociais, ambas sob a orientação da professora Daniela Manica. Depois, foi discutido o cronograma de encontros e discussões do semestre. No encontro de abril, discutimos os projetos de pesquisa das novas integrantes:

• Projeto de mestrado “Acessos e usos da Internet por adolescentes: produzindo e avaliando um podcast sobre Educação Digital”, de autoria da mestranda Irene do Planalto Chemin.
  • Projeto de doutorado “Mulheres que correm com lobistas: ativismos, dignidade menstrual e empreendedorismo social”, de autoria da doutoranda Gabriela Paletta.

Pesquisas

Humberto Santana Jr iniciou a pesquisa da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários Sustentáveis (ITESS-CEFET/RJ) com o Quilombo do Camorim para a criação de Microrganismos Eficientes (ME) com o intuito de recuperar solos desgastados. Essa pesquisa é desenvolvida com a coordenação de Mauro Reis e Aline Sá.

Participação em Eventos

A professora Daniela Manica, em co-autoria com as pesquisadoras do Labirinto Clarissa Reche, Fernanda Mariath e Soraya Fleischer, participaram do “Painel Entrelazamiento: epistemologías feministas en acción” que fez parte do evento Antropología feminista de la ciencia y la tecnología en América Latina: un mapeo desde Brasil, que aconteceu entre os dias 3, 4 e 5 de janeiro em La Serena, no Chile.

No dia 19 de abril, a pesquisadora Jacqueline Medeiros participou da II Edição do evento “Potências Negras – Conexões Necessárias para Viabilizar Vez e Voz” a  convite do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, da presidência da república. O evento aconteceu na Fundação Getúlio Vargas (FGV), e reuniu pesquisadoras, membros do conselho econômico, todes convidados para um aquilombamento/encontro para celebrar a presença negra em todos os segmentos, estabelecer e fortalecer vínculos institucionais e sociais, para a construção de uma sociedade justa, de equidade racial.

Podcast Mundaréu

Em dezembro, foi encerrada a Quarta Temporada com o episódio 25: “Antropologia feminista da ciência e da tecnologia”.

E em abril, foi lançada a série Mundaréu na Argentina, com 4 episódios semanais. O primeiro episódio é intitulado “O feminismo entre a academia e a rua”, o segundo “A pedagogia feminista é capaz de mudar estruturas”, o terceiro “Fertilizando alianças feministas na Argentina” e o quarto “Pañuelos brancos e verdes: resistências feministas na Argentina”.

Também em abril, Daniela Manica, Clarissa Reche e Irene do Planalto Chemin viajaram para Bogotá, na Colômbia, para realizar 6 entrevistas com antropólogas feministas que dialogam com pesquisas C&T, a fim de realizar uma nova série que será lançada em 2025.

Publicações

Em dezembro de 2023, a professora Daniela Manica, em conjunto com as pesquisadoras Ana Cláudia Rodrigues da Silva (UFPE), Alejandra Roca (UBA), Fabíola Rohden (UFRGS) e Soraya Fleischer (Unb), publicou um episódio do Mundaréu em formato de artigo, intitulado “Mundaréu: Antropologia Feminista da Ciência e da Tecnologia na América Latina”

Já neste ano de 2024, a pesquisadora Fernanda Mariath teve um artigo publicado na revista Molecular & Cellular Proteomics intitulado “Epigenetic mechanisms Histone Deacetylase dependent regulate the Glioblastoma angiogenic matrisome and disrupt endothelial cell behavior in vitro”.

Daniela Manica e Martha Celia Ramirez Gálvez organizaram o dossiê “Mulheres e Política, e Políticas para Mulheres no Século XXI”, publicado na Mediações, revista de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina. O dossiê conta com um artigo de Carolina Carettin e a linda capa do número da revista é de autoria de Clarissa Reche, ambas pesquisadoras do Labirinto.

Carolina Carettin publicou o artigo “Jornalistas Feministas: Uma Análise Interseccional da Produção Jornalística sobre as Eleições Presidenciais de 2018 e 2022” no dossiê organizado por Daniela Manica e Martha Celia Ramirez Gálvez.

Jacqueline de Campos Medeiros e Daniela Tonelli Manica publicaram o artigo “Telejornalistas negras no Brasil: Do silenciamento à reivindicação da voz” no livro Divulgação Científica e Cultural: 16 anos de um curso de Pós-Graduação, publicado pela editora Pontes (2023).

Disciplinas

Em março, Humberto Santana Jr deu início a disciplina Quilombos e Terreiros: Caminhos de resistência em parceria com a geógrafa Aline Sá, que será ministrada no 1º trimestre de 2024, no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER/CEFET/RJ).

Humberto Santana Jr também ofereceu a aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER/CEFET/RJ) com o título “As encruzilhadas como campo de potências e possibilidades”, com a comunicação intitulada “Arreda homem que aí vem mulher: as Pombagiras e a composição dos acertos na encruzilhada”.