Meninas na Computação: o protagonismo é delas!

Empoderadas e multiplicadoras! A Technovation Summer School for Girls (TechSchool), projeto de extensão do Instituto de Ciências Matemática e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, apoiou 75 meninas de oito a 18 anos no desafio de contextualizar e desenvolver aplicativos móveis que ajudem a solucionar problemas de suas comunidades. As meninas vêm de todo o Brasil e majoritariamente de escolas públicas – 80% delas estavam matriculadas em alguma rede pública no primeiro semestre. Com duração de dois meses, a TechSchool aplica métodos inovadores e orienta as meninas na criação de competências para identificar problemas, propor soluções e desenvolver seus apps. As participantes da escola de verão são estimuladas a levarem suas ideias para a Technovation Girls, competição global de tecnologia para alunas do ensino fundamental e médio. Em 2021, uma equipe participante do projeto conquistou na competição internacional o primeiro lugar na modalidade júnior da regional da América Latina. Desde que foi criada, a TechSchool já impactou mais de 450 meninas. A iniciativa é a principal atividade do Grupo de Alunas de Ciências Exatas (GRACE) que nasceu para que mulheres sejam apoiadas e possam se tornar protagonistas na produção de conhecimento científico e tecnológico. Coordenadora do projeto, a professora Kalinka Castelo explica a importância de oferecer uma formação exclusiva para meninas e crianças e jovens que se identificam com o gênero feminino. “As meninas precisam de um momento onde elas possam se sentir empoderadas, possam saber que elas podem falar, que elas têm voz, que elas pensam e que elas podem fazer as coisas por elas mesmas”, diz Kalinka, que é docente do ICMC e pesquisadora principal do Centro de Ciências Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI). Segundo Kalinka, a oportunidade proporcionada pelo projeto tem impactos positivos até mesmo sobre suas escolas, pois as meninas se tornam multiplicadoras dos novos conhecimentos. “A gente viu meninas que passaram a replicar na própria escola pública o que elas aprenderam”, conta a coordenadora da iniciativa, cujo currículo é seguido do Technovation Challenge, um evento internacional. Em entrevista à jornalista Raquel Vieira, Kalinka falou sobre a importância desse trabalho realizado por ela de forma voluntária, dentro dos cursos de extensão do ICMC.

Acesse o vídeo.

Doadores Valentes

No encerramento desta edição, as participantes da TechSchool apresentaram em uma live no YouTube os trabalhos desenvolvidos em grupos ao longo do curso. Os melhores apps desenvolvidos nas categorias iniciante, sênior e júnior foram premiados. O trabalho vencedor da categoria Sênior e denominado Doadores Valentes, já ganhou inúmeras reportagens pelo país por sua relevância social. Para entrar em contato: technovation.summer.school@gmail.com

Raquel Vieira Assessora de Imprensa: 19-99199 8981