Boletim de Notícias – Acontecendo no Labirinto (agosto/2023)

O Boletim de Notícias – Acontecendo no Labirinto chega a sua terceira edição. Ele tem por objetivo compilar e compartilhar as atividades coletivas e individuais das e dos integrantes do Laboratório de Estudos Socioantropológicos sobre Tecnologias da Vida – Labirinto, que está conectado ao Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo), no Nudecri/Unicamp (Núcleo de desenvolvimento da criatividade/Universidade Estadual de Campinas).

Reuniões do Labirinto

Desde sua origem em 2019, o Labirinto realiza mensalmente reuniões entre os seus integrantes. Em junho realizamos a última reunião interna do primeiro semestre de 2023, na ocasião nos debruçando sobre materiais para publicação produzidos pelos participantes do Laboratório. No fim da tarde nos juntamos para a festa junina do Labjor na Praça da Paz. Durante o mês de julho estivemos de férias e retomamos as atividades no dia 10 de agosto com a discussão de um projeto de pesquisa.

Defesas de Dissertação e Tese

No dia 27 de junho de 2023 foi realizada a defesa de dissertação de mestrado “Nós jornalistas pretas: trajetórias e vivências no telejornalismo brasileiro”, desenvolvida por Jacqueline Medeiros, pesquisadora do Labirinto do Programa de Pós-Graduação Divulgação Científica e Cultural da Unicamp.

No dia 18 de agosto de 2023 foi realizada a defesa de tese de doutorado “Transplantando esperança”: tecnobiopolítica em terapias experimentais com células-tronco para cura do HIV, desenvolvida por Kris Herik de Oliveira, pesquisador do Labirinto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unicamp.

Participação em Eventos

Entre os dias 1 e 4 de agosto de 2023 aconteceu a XIV Reunião de Antropologia do Mercosul na Universidade Federal Fluminense localizada em Niterói – RJ e o Labirinto estava presente! Tivemos a participação de 7 pesquisadores nas atividades do Congresso.

Fiquem ligados nos próximos eventos que iremos participar:

Antropologia, ciência e feminismo” é a nova série do Mundaréu

Entra no ar “antropologia, ciência e feminismo”, a nova série do Mundaréu, um podcast de divulgação científica de Antropologia. Nessa quarta temporada o Mundaréu quer descolonizar o projeto tecnocientífico na América Latina, especialmente a partir do Brasil, da Argentina, e da Colômbia dialogando com pesquisas feitas sobre ciência e tecnologia a partir de Antropologias feministas antirracistas, interseccionais e decoloniais.

O Blog

No blog do Labirinto desse semestre além do conteúdo que vocês estão acostumados a encontrar, publicaremos também alguns trabalhos finais realizados no âmbito da disciplina “Estudos Culturais das Ciências”, ministrada pela Profa. Daniela Manica no Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural, no 1o semestre desse ano.