Roda de Conversa – A vida após a pós

O Labirinto convida para a Roda de Conversa “A vida após a pós”, que acontece no próximo dia 20/10, das 14h às 16h, no Labjor da Unicamp, para compartilharmos e debatermos sobre os caminhos profissionais possíveis depois de cursar uma pós-graduação. A Roda acontecerá logo após o fechamento do 46° Encontro Anual da Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) e é aberta a todes.
Em meio a um contexto de escassez e retração das políticas públicas voltadas às atividades científicas e de pesquisa, a insegurança profissional tem sido comum. Pessoas pós-graduandas, recém-mestras e recém-doutoras muitas vezes partilham de uma angústia: o que mais posso fazer com meu título e experiência além da carreira de docência universitária?
A ideia é compartilharmos abertamente experiências e relatos de pessoas que passaram pela vida acadêmica mas também atuam em outras frentes – incluindo nossas próprias.
Algumas questões nos guiam: Há outros espaços para serem ocupados por nós, além da carreira em universidades públicas? Com o que trabalhar com o título de mestrado ou doutorado em mãos? Onde está o mercado de trabalho para cientistas sociais, para além da pesquisa? Como construir uma rede de contatos para além da universidade? O que ainda nos leva a fazer pós-graduação em um cenário em ruínas? Quais são as possibilidades de vínculo com o mundo acadêmico? Do mercado para a academia, por que e como voltar para a universidade? Entendendo que o investimento público em ciência significa o fortalecimento do mercado de trabalho, a permanência na universidade como uma carreira possível e as condições para o restabelecimento desse cenário também estão em nosso horizonte de discussão.

Roda de Conversa: a vida após a pós
Local: Praça da Paz ou, se chover, Sala de Reuniões do Espaço Plural (Rua Seis de Agosto, 50, 2o Andar) – UNICAMP
Data: 20/10/2022
Horário: das 14h às 16h.

Legenda da imagem: Card de convite para o evento “Roda de conversa – A vida após a pós”. Créditos da imagem: Arte criada por Marina Bohnenberger.