Dia 30 somos 13! – Manifesto em defesa da vida

Nesta última segunda-feira (24/10), Unicamp e PUC de São Paulo protagonizaram cenas que nos dão esperança. Multidões acompanharam dois grandes atos a favor da democracia. Em seu Ciclo Básico, a Unicamp recebeu de braços abertos a única mulher a ocupar a presidência da república no Brasil, Presidenta Dilma Rousseff, para uma aula magna. Ao lado de Dilma, Guilherme Boulos, o Deputado Federal mais votado do estado de São Paulo. A PUC de São Paulo, em seu histórico palco de eventos em defesa da democracia – o Teatro Tuca – recebeu Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à Presidência do Brasil em 2022. Nos dois eventos, as mulheres foram visivelmente maioria. O coro ecoou em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, por meio do amor e da esperança. Há algum tempo, não víamos tanta gente reunida nessas duas universidades.

É importante lembrar que, durante o regime militar no Brasil (1964-1985), a resistência das universidades e de seus estudantes contra a ditadura teve um papel fundamental para a instauração da democracia brasileira. Docentes, funcionários e estudantes das universidades brasileiras, foram às ruas, ocuparam os campus universitários, participaram ativamente da resistência contra o regime militar. Na Unicamp, em 1981, uma onda de protestos, que culminou com um grande encontro no Ciclo Básico, resistiu contra as tentativas de intervenção realizadas pelo governo estadual da época.

Durante a pandemia de covid-19, nós pesquisadoras e pesquisadores nunca paramos. Apesar do descaso do governo federal, a universidade resistiu e se manteve em funcionamento, produzindo conhecimento científico por meio dos seus amplos processos de ensino, pesquisa e extensão universitária. Além disso, manteve e ampliou o funcionamento de seus laboratórios e hospitais universitários, contribuindo efetivamente no combate a pandemia.

No próximo domingo, dia 30 de outubro, acontecerá o segundo turno das Eleições de 2022 no Brasil. Nós, integrantes do Labirinto – Laboratório de Estudos Socioantropológicos sobre Tecnologias da Vida, nos posicionamos como apoiadores dos candidatos Luís Inácio Lula da Silva, à Presidência da República, e Fernando Haddad, ao governo de São Paulo. Nos posicionamos porque defendemos a vida, suas diferentes formas de expressão e os múltiplos mundos que nos compõem.

Legenda da imagem: Arte com título do texto “Dia 30 somos 13! – Manifesto em defesa da vida com fundo vermelho. Créditos da imagem: Fernando Camargo