Apresentando a Enciclopédia Diferença e Saúde em Perspectiva (DSP)

´Por: Fernanda Mariath e William Rosa

A Enciclopédia Diferença e Saúde em Perspectiva (DSP) surgiu como produto de um trabalho final da disciplina Estudos Culturais da Ciência, do programa de pós-graduação Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ministrada pela professora Daniela Manica. Nossa proposta foi inspirada pelas discussões realizadas no âmbito da disciplina. Ao longo do curso, debatemos e refletimos acerca de diversos trabalhos e intelectuais que, em sua grande maioria, estavam alicerçados em um critica feminista à ciência. Em um segundo momento, para a realização deste trabalho final, nos inspiramos na Enciclopédia de Antropologia que foi elaborada e segue mantida por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Os organizadores da Enciclopédia DSP são Fernanda Mariath e William Rosa. Fernanda Mariath é farmacêutica e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural (IEL/Labjor) da Unicamp. William Rosa é mestre e atualmente doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Unicamp. Sua pesquisa atual se debruça sobre as relações entre ciência, saúde da população negra e saberes médicos, com especial atenção para os processos de materialização da raça nas tecnologias e práticas em saúde.
Com a publicação futura desta Enciclopédia, buscaremos contribuir para democratização do acesso ao conhecimento a um público mais amplo. Tal movimento político-científico busca explicitar, assim como já tem sublinhado as autoras citadas nesta apresentação, que o conhecimento é produzido de forma situada e parcial (Haraway, 1995). Isto quer dizer que a produção de conhecimento e sua legitimação estão circunscritas aos interesses de quem o produz, às escolhas teóricas e também metodológicas, às redes de relações das quais se faz parte e a como gênero, raça e outras diferenças em intersecção atravessam todos esses processos. Por fim, buscaremos contribuir para as discussões e reflexões críticas que partem dos estudos feministas e da antropologia da ciência, nos atentando para como desigualdades e diferenças sociais provocam efeitos nos modos como o conhecimento é produzido e legitimado e, consequentemente, na própria ciência.
De início, preparamos seis verbetes para apresentar a nossa proposta com a Enciclopédia DSP: Taxa de Leucócitos, Oxímetro, Hipertensão, Conceito presença-ausente, Zolpidem e Evento adverso a medicamentos. Todos os verbetes a serem publicados devem ser compostos por título, autoria, texto, referências e palavras-chaves. A Enciclopédia Diferença e Saúde em Perspectiva será lançada em breve, acompanhe o blog do Labirinto! E se você quer colaborar com verbetes para a enciclopédia, entre em contato com a gente através do e-mail enciclopediadsp@gmail.com.

Legenda da imagem: Esquema representativo dos verbetes da Enciclopédia DSP. Créditos da imagem: Fernanda Mariath e William Rosa.