De lua em lua: um podcast sobre antropologia, menstruação e adolescencia!

Maio marca as celebrações sobre dignidade menstrual pelo mundo. Esse ano, nosso laboratório de pesquisa participa dessas celebrações lançando o podcast “De lua em lua”. Essa série é fruto do projeto de iniciação científica do Ensino Médio (PIBIC-EM) “Menstruação e Antropologia: Multiplicando possibilidades para alcançar dignidade” realizada pelo Labirinto/Labjor da Unicamp em parceria com o projeto “Olhos no Futuro” da FEEC/Unicamp e com a equipe do Mundaréu da UnB.

O trailer do podcast De Lua em Lua já está no ar! Ouça aqui!

Esta série surgiu em um contexto de aprendizagem, pesquisa, em uma experimentação de fazer ciência para e com adolescentes. As entrevistadoras e apresentadoras são nossas pesquisadoras do PIBIC-EM Luna Beatriz, Thais Bezerra e Rayssa Parros, e nossas personagens são estudantes, professoras, professores, acadêmicas, e pessoas que menstruam ou menstruaram em diferentes realidades, como em situação de rua, pessoas trans, mulheres representantes dos povos guarani e da umbanda. Nosso objetivo é dar voz a todas as vozes que são sistematicamente silenciadas por causa da menstruação, e construir um espaço de diálogo com acolhimento e pensamento crítico a partir dos conflitos. Desejamos criar possibilidades de reflexão e mudança de postura, discernimento e ação sobre a menstruação, inserindo-a em um contexto de dignidade e bem estar.
Essa série conta com sete ciclos onde falamos sobre emoções cotidianas, como a vergonha ou o desconforto, que meninas, mulheres e pessoas que menstruam vivenciam, seja em contexto escolar, esportes, trabalho, religião. O último episódio é um convite para ressignificarmos os preconceitos que aprendemos sobre nossa relação com a menstruação e reaprendermos a tratá-la com mais calma, confiança e dignidade.

O podcast “De Lua em Lua” estreia de 21 a 28 de maio. Fique atenta às datas, e vem com a gente de ciclo em ciclo, de lua em lua!

Post por Clarissa Reche e Naedja Vieira

Legenda da imagem: Ilustração de uma garota segurando um celular na mão e de fone de ouvido. Créditos: Bárbara Valadão (@Al.u_u.ta, ilustradora); Clarissa Reche (diagramação).