Conferência de encerramento do Encontros no Labirinto acontece na próxima quinta, 04/11

Na próxima quinta-feira, 04/11, acontece a conferência de encerramento dos Encontros no Labirinto com a Profª Tania Pérez-Bustos, da Universidad Nacional de Colombia. O evento acontece a partir das 14h com transmissão pelo canal do YouTube do Labirinto.

A professora apresenta o projeto “Cobijas: bordando cuerpos que escuchan”, que questiona, a partir de explorações têxteis, sobre os efeitos corporais de ouvir testemunhos de violência. “As mantas são objetos muito íntimos que se tornam extensões de corpos como territórios, não apenas mantendo marcas corporais em seu uso, mas também guardando memórias de cuidado de vários e diferentes tipos”, explica Tania. “As mantas não apenas envolvem do frio, elas também envolvem perdas pessoais, emoções humanas e vidas quebradas”.

A pesquisa é liderada pela Escola de Estudos de Gênero e a Escola de Artes Plásticas e Visuais e foi feita a partir de investigação junto com pessoas que trabalham com essas histórias e experiências, vinculadas ao Sistema Integral de Verdad, Justicia, Reparación y No Repetición da Colômbia. “Há uma beleza particular nesta prática de fazer, uma vez que o corpo através de gestos repetitivos e conjuntos projeta seu próprio abrigo pessoal, a vida é organizada nesta confecção têxtil”, afirma.

Os Encontros no Labirinto foram uma iniciativa do Laboratório de Estudos Socioantropológicos sobre Tecnologias da Vida (Labirinto) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Todas as sessões estão disponíveis no canal do YouTube.