Boletim de Notícias – Acontecendo no Labirinto

Com a finalidade de ampliar a divulgação das ações realizadas no âmbito do Laboratório de Estudos Socioantropológicos sobre Tecnologias da Vida (Labirinto), a equipe de pesquisadoras e pesquisadores lança o Boletim de Notícias – Acontecendo no Labirinto em abril de 2023. O objetivo é compilar e compartilhar bimestralmente as atividades coletivas e individuais das e dos integrantes do Labirinto, que está conectado ao Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo), no Nudecri/Unicamp (Núcleo de desenvolvimento da criatividade/Universidade Estadual de Campinas).

Reuniões do Labirinto
Desde sua origem em 2019, o Labirinto realiza mensalmente reuniões entre os seus integrantes. De fevereiro a abril deste ano de 2023 ocorreram três reuniões internas que tiveram como foco: o planejamento semestral de atividades; uma oficina de escrita acadêmica e um seminário de pesquisas realizadas no âmbito do laboratório.

Projeto Pibic-EM
“Menstruação e Antropologia: Multiplicando possibilidades para alcançar dignidade” é o nome do projeto coletivo realizado desde 2022, inserido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio da Unicamp. Ele tem também o apoio do Projeto “Olhos no Futuro: Futuro – a sustentabilidade como promotora do trabalho decente e da infância e juventude”, vinculado ao Programa de Extensão Comunitária do Campus Sustentável, da Unicamp. Aqui seguem informações detalhadas do projeto.

Aula Inaugural do MDCC
“Diálogos sobre ética em pesquisa: experiências e desafios das ciências humanas” é o tema da aula inaugural deste ano do Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural, pertencente ao IEL/Labjor da Unicamp. A aula, organizada por Kris Herik de Oliveira e Daniela Tonelli Manica, acontecerá dia 27 de abril de 2023, às 14h, na Sala de Aula do Labjor/Unicamp. O evento contará com as presenças das pesquisadoras e pesquisador: Carolina Parreiras (USP), Marisol Marini (Unicamp), Soraya Fleischer (UNB) e Humberto Santana Jr. (CEFET/RJ).

Defesa de Doutorado
No último dia 14 de abril de 2023 foi realizada a defesa de tese de doutorado “Vida, escrita e transbordamentos: biografias e etnografia do rio Piracicaba”, desenvolvida por Fernando Camargo, pesquisador do Labirinto e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unicamp.

Intercâmbio Brasil-EUA
Desde janeiro de 2023, a pesquisadora Beatriz Klimeck está na Universidade da Califórnia San Diego, nos Estados Unidos, como bolsista de doutorado sanduíche. Ela acompanha uma equipe multidisciplinar de pesquisadores no campo dos estudos sobre aerossóis, mudanças climáticas e doenças respiratórias. A experiência tem como objetivo o desenvolvimento de sua pesquisa de doutorado em Saúde Coletiva na UERJ e também compõe sua pesquisa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp, já que parte do trabalho da equipe envolve comunicação científica e extensão.

Vozes negras
A pesquisadora Jacqueline Medeiros, que está finalizando a dissertação “Nós Mulheres Pretas: Trajetórias e vivências no telejornalismo brasileiro”, no Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp, acompanhou o evento “II Vozes negras na filosofia” que ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de abril. Ele foi produzido por alunes da filosofia da Unicamp com o objetivo de discutir a temática racial, a partir de autores e alunes negros, pensando na filosofia em seus diversos eixos. Em sua segunda edição, o evento contou com mesas de debates, conferências, rodas de conversas e música com os artistas Eveline PJL e DJ Clandestina. A filósofa, escritora e ativista antirracista Sueli Carneiro, que participa pela segunda vez do evento, estava na mesa de encerramento em conjunto do Profª. Drª. Yara Frateschi (Unicamp), Prof. Dr. Wanderson Flor do Nascimento (UnB) e o aluno e integrante da organização Vinicius Santana.

Conheça o nosso Labirinto: https://www.labirinto.labjor.unicamp.br/